O Projeto

O Projeto

Para recuperar e reunir a história que a escola possui, que se vai diluindo na memória dos que passaram pela ESEN, é necessário criar, com urgência, um espaço físico onde essa memória possa ficar gravada para que as gerações futuras possam ter acesso e conhecimento da mesma! A escola precisa de um museu!
Não apenas de um museu que se confine a corredores ou locais de passagem, nem um museu que se limite a um espaço memória numa sala fechada!
A ESEN precisa de um museu de referência!

Desta forma, este projeto compromete-se a contribuir para continuar a transformar o edifício do Solar da Casa do Arco (Bloco E) num edifício de cultura. Um espaço de cultura viva e dinâmica, com exposições permanentes e temporárias! Criar um museu nas várias salas do solar e nos espaços comuns do mesmo (o próprio edifício é um museu!) e que seja, naturalmente, aberto ao exterior, acessível a toda a comunidade.
O Solar, a Porta dos Cavaleiros e a Fonte de S. Francisco formam um núcleo museológico que necessita de outra vida, projeção e reconhecimento!
Pretende-se que este seja um projeto transversal a toda a comunidade educativa, no ativo ou fora do ativo, associações de pais, de funcionários, antigos alunos, autarquia, município, etc.
É um projeto que estará sempre em constante atualização e enriquecimento e é um processo que percorrerá várias etapas.
É um projeto plurianual mas que depende do envolvimento de TODOS!
Quanto maior for o envolvimento e o comprometimento de cada um, mais rapidamente o projeto poderá atingir os seus objetivos e mais rapidamente a ESEN poderá ter, finalmente, um MUSEU digno desse nome!

A ESEN fez e continua a fazer muito por todos!
É tempo de todos darmos um pouco à ESEN!